Quem sou eu

Minha foto
SLZ/BSB, MA/DF, Brazil
A melhor realidade é sim para os sonhadores.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sobre "headlines"

Depois de eu comunicar papai que tinha criado um blog, depois de ele ter pedido o endereço, depois de eu ter dado...ele finalmente perguntou: “Mas o que é isso, de onde tu tiraste isso?” O que já estava sendo pensado foi na hora ratificado: eu precisava explicar. Por isso, esse post aqui. A intenção é tentar, em linhas gerais, dizer como foi o processo de titulação deste blog. Vamo nessa.
Em uma noite em que a insônia tomava conta de mim, comecei a listar títulos que pudessem dizer algo de mim, chamar a atenção ou mesmo expressar o que eu queria com o blog. Consegui uns sete. Com linhas diferentes, mas sempre tentando me representar, claro. Antes, eu pensava que eu era boa com títulos, mas meu chefe não curtia muito, eu acho...reclamava, às vezes.
Enfim, pensei no jornal, que é uma das minhas principais paixões...pensei no que era mais importante em um jornal. A headline! Manchete, a capa. E pensei na sensação que eu tinha, quando era repórter, e tinha uma chamada de capa, uma foto rasgada com um texto que ocupavam a metade da capa ou o que era melhor: a manchete! Ah, quão agradável [é, óbvio, também preocupante, por outro lado] é o peso de uma manchete! Por isso, achei que se eu pudesse resumir a vida queria que as chamadas dela estivessem todas na capa: não com tragédias ou desgraças, mas com fatos tão importantes e gloriosos que não pudessem caber em outro lugar, que não na capa. Me lembrei também de como o trabalho da gente tem que sempre querer ser espelho, sempre ser o melhor que se pode fazer ou dar...exatamente aquilo que vai na capa! Por isso, eu, jornalista, quero cobrir a capa. Trazer informações essenciais – não só ao dia, não só pelo que rolou ontem, por exemplo, mas à vida dos outros. Os conselhos, as dicas, as experiências...que sejam todas dignas de capa...verdadeiras headlines.
Mas ainda faltava algo. Algo de mim que não estava revelado no título primário – que consta no endereço do blog. Era a transparência. Era a minha parte pessoal e peculiar. Essa era, em certo termo, contrária à descrição anterior. Filosofei, então. Fui buscar o conceito de personagem, de máscaras e das várias faces que as pessoas por vezes costumam assumir. E pensei que essas eram “capas” que, para mim eram estranhas, avessas, desnecessárias. Capas que eu faria questão de perder, de retirar. Dos outros, com a remoção da falsidade, da corrupção ou das mentiras para agradar.
Descobrindo a capa porque se deixa cair o que cobre, o que protege, o que mantém escondido. Descobrir é revelar, é trazer á tona e deixar à mostra, visível. Transparente. Exatamente como eu apareço. De um lado e de outro, feliz, sorriso de orelha a orelha. Zangada, cara amarrada, sem gracejo ou conversa. Triste, lágrimas escorrem pelo rosto facinho facinho. E, como aqui é o lugar de exposição de mim e do que eu penso, então, tiro qualquer capa e me apresento, despida, diante de ti, leitor.

8 comentários:

  1. Oi Carol,
    Não sabia que estavas longe, passei então, para dizer-te algo que já conheces muito bem, mas é sempre bom lembrar:
    O Senhor Deus não desampara seus filhinhos, nunca! Ele está contigo e é por ti. Que estes momentos, tornem-te mais dependente Dele.
    Confira Isaías 26:3
    Que a paz seja contigo!
    Gostei do blog. =)

    Juciane Alencar

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, entretanto, que as tenha escrito a fim de poder usufruir do direito de andar o mais perto possível de um desejado estado de nudez pelo qual meu ser sempre almejou. E quem dera pudesse eu me despir por completo. (Caio Fabio, no livro Confissões de um Pastor) talvez isso complemente...

    ResponderExcluir
  3. Saudade é nada mais que um sentimento, que temos por pessoas que mesmo de forma inconsciente deixam um pouco [ou muito] de si em nós!
    E, viver o novo é mergulhar em experiências inexprimíveis!
    Muito bom esse teu blog viu minha linda, é muito bom saber de ti pelo menos desta forma... pode deixar que vou lê-lo sempre que possível, uma espécie de leitura obrigatória para quem deseja saber as aventuras de uma jornalista em terras desconhecidas!!! te adoro.
    Gutemberg

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Carol!!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrs, fiquei eu aqui a imaginar essa conversa, apesar de não saber se foi falada, imaginei todas as entonações de fala de titio, kkk.
    Oh minha linda mais foi muito bom saber e descobrir junto com ele como surgiu esse título alias ele é bem a sua cara e propício a tudo que tens vivido e que possa vir muitos mais textos, inspirações e relatos não só para seu deleite pessoal mais para o desfrute de quem anda longe querendo está perto de alguma forma. Boa escrita para vc e boa leitura para todos nos que esperamos ansioso por noticias.
    Te amo e sinto saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Carolinda,
    Bem a tua cara mesmo a descrição do teu blog...
    Te amamos mto, estamos com saudades mas mto felizes, orando e torcendo pelo teu sucesso...
    Teus fãs,
    Elson e Ana's

    ResponderExcluir
  7. Tu me mata de orgulho!!!
    amei -Sobre "headlines" -
    lindo texto, digna de uma jornalista top =)
    te amO, viu e a saudade é enorme mesmo!

    te cuida xuxua!!
    Deus te proteja e te livre do homen mal.

    big beijos na buchechaaa!! ^^'

    ResponderExcluir
  8. Ei maninha linda, ótimo blog! Algo me chamou a atenção, vc cozinhando? Eu lembro de ter comido brigadeiro e pipoca, um suco de pacote também, nada além disso. Os comentários também são interessantes, não sabia que você tinha amigos naturalistas, nem que o tio Elson lia blogs, e Leidi, é melhor você deixar a bochecha dela de mão, já apanhei muito por causa disso xD ! Maninha, quero que você seja muito feliz onde quer que esteja. Que Deus multiplique teus motivos de louvor. Um bjão. Amo vc. Euziel

    ResponderExcluir